“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schwweitzer (nobel da Paz – 1952)

Visitantes

Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Suçuarana aparece no Bairro Campo da Àgua Verde


       No dia 28 de agosto 2011 uma guarnição da Polícia Militar Ambiental deslocou-se à Serraria do ZICO DOMBROVSKI, onde encontrava-se uma onça parda (suçuarana)  acoada em uma árvore de eucalipto, foi orientado as pessoas curiosas para se retirarem do local, para que durante a noite o mesma descesse da árvore e seguisse para a mata. Também foi orientado o vizinho a prender os cachorros para que não afugentassem o o animal.





Suçuarana que bicho é esse ?
Os mamíferos da Ordem Carnivora são animais que geralmente ocupam o topo da pirâmide alimentar, sendo por isso muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas em que ocorrem.
A suçuarana é o felino que tem maior área de distribuição geográfica do continente americano. Ocorre do sudoeste do Canadá até o extremo sul da Argentina/Chile, adaptando-se a vários tipos de ambientes e climas, necessitando de uma área de uso de 56 a 155 km2. É a segunda maior espécie de felino brasileiro, menor apenas que a onça-pintada, estando presente em todos os nossos biomas.
Seu corpo é longo e esguio, tem pelagem macia, de coloração acastanhada por todo o corpo com exceção da região ventral que é mais clara. O tamanho e o peso variam conforme a região de ocorrência, podendo ir de 35 a 70 kg (os machos são maiores que as fêmeas), sendo que os animais tendem a ser maiores quanto mais distantes da linha do Equador se encontrarem.
Possuem hábitos solitários e territorialistas, tendo maior atividade ao entardecer e à noite. Muito ágil, sobe com facilidade em árvores, onde costuma descansar. Os casais encontram-se apenas no período reprodutivo. A gestação dura de 91 a 95 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes que se tornam independentes com cerca de 1,5 ano de idade. Os filhotes nascem com olhos azuis e com o corpo recoberto por pintas pretas que permanecem bastante aparentes até aproximadamente o 4º mês de vida, auxiliando na camuflagem.
Estes animais geralmente alimentam-se de mamíferos de médio porte, podendo predar também outros animais silvestres. Com a proximidade das habitações humanas dos seus habitats, algumas vezes as onças chegam a atacar animais domésticos, como bezerros e ovelhas, sendo por isso perseguidas e caçadas, o que juntamente com a redução e fragmentação das áreas naturais e com a conseqüente redução da disponibilidade de suas presas, são as principais ameaças à sobrevivência da espécie que é classificada pelo IBAMA como ameaçada de extinção.


Nomes polulares: Onça-parda, Onça-vermelha, Suçuarana, Leão-baio, Leão-das-montanhas
Nome científico: Puma concolor
Nomes em inglês: Montain lion, Puma, Cougar, Florida panther

sábado, 27 de agosto de 2011

Conheça os benefícios da coleta seletiva

Papel
  •  A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de fl oresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);
     
  • A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 millitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia;
  • A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores;
     
  • A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono naatmosfera;
     
  • O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica do que a necessária para obter papel da polpa da madeira.
     
Metais
  • A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kgde cal;
     
  • Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600 kwh para fabricar alumínio a partir de matéria-prima virgem, contra 750 kwh a partir de alumínio reciclado) e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água;
     
  • Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;
     
  • Vale lembrar que que 96% das latas no Brasil são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!
Vidro
  •  O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo;
  • As propriedades do vidro se mantêm mesmo depois de sucessivos processos de reciclagem, ao contráriodo papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens;
     
  •  O vidro não se degrada facilmente, então não deve ser despejado no solo;
  • O vidro, em seu processo de reciclagem, requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos;
     
  • Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.

     
Plásticos
  • Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente;
  • A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias;
     
  • 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

Fonte: WWF Brasil

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DICAS PARA USAR ÁGUA SEM DESPERDIÇAR


* Escovando os dentes: com a torneira fechada, claro! Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.


* Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente.

* Quando for lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota...
 
* Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para pôr as fofocas em dia enquanto molha o passeio... Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água!
 
*Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.

Referência: www.ibge.gov.br






sexta-feira, 19 de agosto de 2011

POLICIA MILITAR AMBIENTAL DE CANOINHAS APREENDE ARMA E ANIMAL ABATIDO NO INTERIOR DE RIO NEGRINHO-SC

Na última sexta-feira dia 12 de agosto de 2011, uma guarnição da 6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental realizava rondas no interior do município de Rio Negrinho/SC.

Quando em fiscalização na Localidade de Corredeiras os policiais se depararam com dois masculinos em atitude suspeita, ao abordar o primeiro masculino foi encontrado um animal abatido da fauna silvestre popularmente conhecido como capivara com dois tiros na cabeça e o segundo masculino que era seu avô nada foi encontrado, porém com o primeiro masculino ao realizar uma revista minuciosa foi encontrado uma garrucha marca Rossi calibre 22 com cinco projéteis intactos.
Que foram lidos seus direitos, o masculino recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma e o crime ambiental de caça.

Os policiais deslocaram-se então, juntamente com o detido, o animal abatido “capivara” e a arma, e entregaram o infrator na Delegacia da Comarca de Rio Negrinho
Que foi lavrado ainda em desfavor do masculino um Auto de Infração Ambiental (multa) pelo crime de Caça previsto no Artigo 24 do Decreto Federa 6.514/2008,  além do processo penal que irá responder na Justiça.
O trabalho de policiamento rural que a Policia Ambiental executa no interior dos municípios de sua jurisdição, tem por objetivo, entre outros, a apreensão de armas irregulares. Para alcançar este resultado, frequentemente a Policia Ambiental realiza barreiras em estradas do interior, onde os veículos abordados são vistoriados e revistados, sendo que ocupantes em atitude suspeita passam por uma busca pessoal. Com isso a policia tem retirado de circulação veículos irregulares e apreendido armas e objetos ilícitos.

Polícia Militar Ambiental forma 4ª Turma de Protetores Ambientais no Planalto Norte


     O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), através da 6ª Companhia com sede em Canoinhas, formou no dia 10 de Agosto de 2011 mais uma turma de Protetores Ambientais no Estado.

    A formatura aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, no Centro de Canoinhas, e contou com a presença do capitão PM Fábio Henrique Machado comandante da 6ª Companhia do BPMA, representando o comandante do BPMA, tenente-coronel Leibnitz Martinez Hipólito, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM) de Canoinhas, tenente-coronel Mário Renato Herzinger, o representante da 26ª Secretária de Desenvolvimento Regional (26ªSDR) de Canoinhas Ricardo de Souza Oliveira e do coordenador de Desenvolvimento Ambiental (FATAMA) de Canoinhas Ivo Dolinski, além de outras autoridades, policiais e bombeiros militares, familiares, convidados e órgãos de imprensa.

    O curso, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoinhas, a empresa Souza Cruz S/A e o Ministério Público Estadual, as aulas tiveram início em 26 de abril de 2011 e foi concluído em 10 de agosto do mesmo ano, com uma carga horária de 120 horas aulas, entre aulas teóricas e práticas.

    As aulas tiveram foco nas questões de educação ambiental e objetivaram capacitar os 29 adolescentes a serem multiplicadores dos ensinamentos recebidos durante o curso, sensibilizando também outras pessoas quanto à importância da proteção ao meio ambiente.

    Durante o período do curso, os protetores ambientais fizeram uma viagem de estudos, visitando o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) unidade da Polícia Militar Ambiental no Parque Estadual do Rio Vermelho, a passagem pela trilha da Costa da Lagoa e nas dunas da Praia da Joaquina no município de Florianópolis-SC.

    Pelo empenho demonstrado durante o curso, o Protetor Ambiental Leonardo de Quadros foi homenageado durante a solenidade com uma lembrança. Esta foi a 4ª Turma de Protetores Ambientais formada no Planalto Norte Catarinense, aonde no próximo dia 16 de Agosto terá inicio a 5ª Turma também em Canoinhas.

(Fotos e Informações: soldado PM Alisson/6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Canoinhas-SC:: Publicado por soldado Edmilson)







quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ø  Histórico

A 6ª Companhia de Policia Militar Ambiental iniciou seus trabalhos em Canoinhas no dia 18 de dezembro de 1998 com a denominação de 12º Pelotão de Policia de Proteção Ambiental, sob o comando do então 2º Tenente PM Fábio Henrique Machado, tendo como sua sede administrativa uma sala ao lado da Central de Emergência do 3º BPM.
Quando da sua criação, o 12º Pelotão de Policia de Proteção Ambiental possuía uma circunscrição de 28 municípios do planalto norte e meio-oeste catarinense, contando com um efetivo de 23 policiais militares e uma viatura Toyota Bandeirante, para o desempenho da missão de fiscalizar ações nocivas para com a fauna, flora, poluição, pesca, recursos hídricos além de realizar a educação ambiental.    
Com o passar do tempo a sua área de atuação foi sendo fragmentada com a criação de novas unidades subordinadas à de Polícia ambiental em Caçador, Videira e Porto União ficando essa área subordinada e de responsabilidade da 6ª Companhia.
Com a necessidade de melhor atender aos cidadãos e bem como implementar melhorias na a qualidade do serviço policial ambiental prestado na região, com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Empresas Privadas, Prefeituras e Comunidade em geral iniciou-se em 14 de dezembro de 2006 a construção do prédio que hoje abriga a 6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, o qual foi inaugurado em 26 de março de 2009.
Nesse viés de melhoria contínua das condições de trabalho da Polícia ambiental do Planalto Norte Catarinense, em 03/11/2009, através da Portaria nº 1016 do Comandante Geral da Polícia Militar, o então 12º Pelotão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, passou a denominar-se 6ª Companhia de Policia Militar Ambiental, sob o mandando do Capitão PM Fábio Henrique Machado e tendo sob sua subordinação, as unidades de Caçador, Videira e Porto União.
 Atualmente, a 6ª Canoinhas de Polícia Militar Ambiental de Canoinhas atende diretamente, por meio de fiscalização e gestão ambiental, 09 municípios do Planalto Norte, sendo eles: Canoinhas, Major Vieira, Três Barras, Mafra, Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo e Santa Cecília, contando para tanto, com 15 Policiais Militares, para cobrir uma área de 8.177,40 Km² e com um número  aproximado de  229,676  mil habitantes.

Na área de Educação Ambiental, carro chefe da atuação da Polícia Ambiental de Canoinhas, são realizadas em toda a área de abrangência da Companhia, palestras de conscientização nas escolas e na comunidade em geral, seja com entrega de folhetos, entrega de mudas de arvores nativas e tem um carinho todo especial para com o Programa Protetor Ambiental, que tem seu foco nos adolescentes entre 12 a 14 anos, de toda rede de ensino, aos quais são proporcionados ensinamentos voltados a preservação ambiental, cidadania e integração social, com foco na multiplicação desses conhecimentos no ambiente escolar e familiar.
A 6ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas tem como lema:
CONHECER o meio ambiente e como parte integrante desse todo,
PRESERVAR a sua integridade a fim de
LEGAR às futuras gerações uma qualidade de vida com dignidade.




Polícia Militar Ambiental de Canoinhas
Rua: Duque de Caxias, 576        Centro
Canoinhas-SC             CEP: 89460-000
Telefone: 47 3622-8274/ Fax: 3627-2318