“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schwweitzer (nobel da Paz – 1952)

Visitantes

Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Suçuarana aparece no Bairro Campo da Àgua Verde


       No dia 28 de agosto 2011 uma guarnição da Polícia Militar Ambiental deslocou-se à Serraria do ZICO DOMBROVSKI, onde encontrava-se uma onça parda (suçuarana)  acoada em uma árvore de eucalipto, foi orientado as pessoas curiosas para se retirarem do local, para que durante a noite o mesma descesse da árvore e seguisse para a mata. Também foi orientado o vizinho a prender os cachorros para que não afugentassem o o animal.





Suçuarana que bicho é esse ?
Os mamíferos da Ordem Carnivora são animais que geralmente ocupam o topo da pirâmide alimentar, sendo por isso muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas em que ocorrem.
A suçuarana é o felino que tem maior área de distribuição geográfica do continente americano. Ocorre do sudoeste do Canadá até o extremo sul da Argentina/Chile, adaptando-se a vários tipos de ambientes e climas, necessitando de uma área de uso de 56 a 155 km2. É a segunda maior espécie de felino brasileiro, menor apenas que a onça-pintada, estando presente em todos os nossos biomas.
Seu corpo é longo e esguio, tem pelagem macia, de coloração acastanhada por todo o corpo com exceção da região ventral que é mais clara. O tamanho e o peso variam conforme a região de ocorrência, podendo ir de 35 a 70 kg (os machos são maiores que as fêmeas), sendo que os animais tendem a ser maiores quanto mais distantes da linha do Equador se encontrarem.
Possuem hábitos solitários e territorialistas, tendo maior atividade ao entardecer e à noite. Muito ágil, sobe com facilidade em árvores, onde costuma descansar. Os casais encontram-se apenas no período reprodutivo. A gestação dura de 91 a 95 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes que se tornam independentes com cerca de 1,5 ano de idade. Os filhotes nascem com olhos azuis e com o corpo recoberto por pintas pretas que permanecem bastante aparentes até aproximadamente o 4º mês de vida, auxiliando na camuflagem.
Estes animais geralmente alimentam-se de mamíferos de médio porte, podendo predar também outros animais silvestres. Com a proximidade das habitações humanas dos seus habitats, algumas vezes as onças chegam a atacar animais domésticos, como bezerros e ovelhas, sendo por isso perseguidas e caçadas, o que juntamente com a redução e fragmentação das áreas naturais e com a conseqüente redução da disponibilidade de suas presas, são as principais ameaças à sobrevivência da espécie que é classificada pelo IBAMA como ameaçada de extinção.


Nomes polulares: Onça-parda, Onça-vermelha, Suçuarana, Leão-baio, Leão-das-montanhas
Nome científico: Puma concolor
Nomes em inglês: Montain lion, Puma, Cougar, Florida panther

Nenhum comentário:

Postar um comentário