“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schwweitzer (nobel da Paz – 1952)

Visitantes

Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Policia Militar Ambiental faz apreensões de caça ilegal e armas em Monte Castelo

Na tarde do último domingo(13) uma Guarnição da PM Ambiental de Canoinhas quando realizava policiamento ostensivo/preventivo rural no distrito de Residência Fuck, interior do municipio de Monte Castelo-SC, avistou dois suspeitos, sendo que foi constatado através da abordagem policial que ambos os masculinos estavam praticando a caça ilegal de animais silvestres.

Foto: Polícia Ambiental 

A guarnição da Policia Militar Ambiental identificou os masculinos sendo um de 19 anos e outro de 30 anos, ambos moradores da localidade de Residencia Fuck, interior do municipio de Monte Castelo-SC, sendo encontrado com os mesmos:
- 02(duas) espingardas calibre 28 cada um portando a sua;
- 30 (trinta) cartuchos intactos e  06 (seis) munições deflagradas, duas lanternas, dois facões;
- (01) um animal silvestre conhecido popularmente como “cotia” que estava abatido e limpo;

- 06 (seis) cães utilizados para caça
 

Foto: Polícia Ambiental

Diante dos fatos foi efetuada a prisão em flagrante dos  dois elementos por porte ilegal de arma de fogo e por caça de espécime silvestre sendo ambos conduzidos juntamente com as armas e demais materiais apreendidos a Delegacia de Polícia Civil de Papanduva/SC.
            Com relação ao animal abatido, este foi apreendido cujo qual será encaminhado para análise e confecção de laudo pericial para a correta identificação da espécie.
            Será expedida a respectiva autuação pela prática de infração administrativa ambiental e confeccionado o procedimento criminal, o qual será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Ressalta-se, por fim, que a prática de caça, de comercio, de aquisição, de depósito, de transporte, dentre outras, de animal silvestre é tipificado como crime ambiental, com previsão de pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. Além disso, este mesmo fato, na esfera administrativa, possui previsão de aplicação de multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por indivíduo, podendo chegar a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por indivíduo, caso tratar-se de espécie ameaçado de extinção. É bom lembrar ainda que, este valor de multa será aplicado em dobro se a infração for praticada com finalidade de obter vantagem pecuniária.         




6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Canoinhas
Com informações: Soldado Walter
Fone: 47 3627- 4141

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Infrações administrativas ambientais geradas pela PM Ambiental na área da 6ª Cia / BPMA


Segue mapa de infrações administrativas ambientais geradas pela PM Ambiental na área da 6ª Cia / BPMA, conforme imagem gerada no Sistema GAIA - Gerenciamento e Acompanhamento de Infrações Ambientais, de 2011 a 2014.
A que se ressaltar que as principais infrações atendidas tem relação com a Flora, Poluição e Fauna.




quarta-feira, 2 de julho de 2014

Link da PM Ambiental no site PMSC

Acompanhe no link abaixo todas as informações da Polícia Militar Ambiental no Estado.

http://www.pm.sc.gov.br/ambiental/