“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schwweitzer (nobel da Paz – 1952)

Visitantes

Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O que é o Cadastro Ambiental Rural - CAR


O que é o CAR:

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Onde faço a inscrição:

A inscrição deve ser feita junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente, que disponibilizará na internet programa destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. Estados que não possuem sistemas eletrônicos poderão utilizar o Módulo de Cadastro para fins de atendimento ao que dispõe a Lei 12.651/12 e acesso a seus benefícios. Desta forma, antes de acessar o Módulo CAR para realizar inscrição, verifique se o imóvel rural que pretende cadastrar se localiza em unidade da federação no qual o órgão ambiental responsável por recepcionar as inscrições no CAR possui sistema eletrônico próprio e página específica para tal finalidade. Nesses casos, não será possível inscrever seu imóvel rural no CAR por meio do Módulo de Cadastro disponibilizado nesta página. Para realizar a inscrição, acesse o sítio eletrônico e/ou entre em contato com o órgão ambiental competente do Estado da federação em que se localiza o imóvel rural para obter informações acerca dos procedimentos a serem adotados.

Benefícios:

Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental – PRA e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12. Dentre os benefícios desses programas pode-se citar:
  • Possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;
  • Suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008.
  • Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;
  • Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;
  • Dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, gerando créditos tributários;
  • Linhas de financiamento atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e
  • Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.
FONTE: http://www.car.gov.br/#/sobre

quinta-feira, 22 de maio de 2014

JAGUATIRICA flagrada no dia 21-04-2014 e ONÇA no dia 01-05-2014 na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí



Seguem anexadas as imagens da Jaguatirica, AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, flagrada pela câmera de trilha a meia-noite do dia 21/04/2014 e 04/05/2014 e às 18h48min deste sábado, 17/05/2014 (em cada aparição do animal a câmera tira 3 fotos).



Segue também anexada a imagem da ONÇA-PARDA, AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, flagrada pela câmera de trilha no dia primeiro de maio, às 23h13min





Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
http://www.ra-bugio.org.br/


Conheça o Centro Interpretativo da Mata Atlântica – Jaraguá do Sul
http://www.ra-bugio.org.br/sede-ra-bugio.php


Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA


Blog


e também na nossa página no FACEBOOK

Fonte das informações e imagem: RPPN Corredeiras do Rio Itajai.












quarta-feira, 21 de maio de 2014

Guarnição da Polícia Militar Ambiental promove resgate de animal exótico

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA DO DIA 17/05/2014


Na manhã do dia 17/05/2014 compareceu na 6ª Cia/BPMA de Canoinhas o Sr. Adão Franco o qual informou que ao passar pela Rua Paula Pereira (que está em obras), ouviu barulhos que pareciam ser choro de criança, mas após alguns minutos localizou de onde vinha o barulho. Era de um gato que havia caído dentro de um cano de PVC, não conseguindo êxito para retirar o animal do cano, onde relatou a situação tendo uma Guarnição da Policia Militar Ambiental deslocado até o local e efetuado o resgate do animal.


Adão Franco que acompanhou o resgate, relatou ter tentado retirar o gato, mas devido a profundidade e estar o animal  muito agitado não foi possível retira-lo.




O gato estava a 2 metros de profundidade. Com o auxilio do instrumento metálico conhecido como enforcador foi resgatado o gato, que é animal de estimação e pertence a uma Senhora que reside na mesma rua do fato.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Policiamento ambiental aquático no Rio Negro

Segue imagens de policiamento ambiental aquático realizado no Rio Negro, divisa com o Estado do Paraná. 
Na ocasião, foram verificados os locais onde os veranistas realizam atividades de pesca, bem como se utilizam de embarcações.
Foram vistoriados os acampamentos na margem do referido rio. Durante a fiscalização foram encontrados aproximadamente 80 metros de petrecho (rede) instalado, sendo realizada a soltura dos peixes, porem não foi possível a identificação dos responsáveis pelos materiais em apreço. Todo material foi recolhi,do e depositado na sede da Cia para serem incinerados. 
A Polícia Militar Ambiental promove essas operações com o intuito de orientar os usuários dos Rios da região, da legislação em vigor, bem como, se for o caso adotar as medidas administrativas e criminais quando necessário.










sexta-feira, 9 de maio de 2014

Imagens de animais flagrados na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí

RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC). 


A RPPN Corredeiras do Rio Itajaí foi criada através da Portaria n. 77 de 03/09/2009 do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicada no Diário Oficial da União n. 170, de 04/09/2009, páginas 234 e 235. Oplano de manejo da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí foi aprovado pelo ICMBio conforme Portaria n. 93 de 18 de novembro de 2011, publicada no Diário Oficial da União n. 222, de 22/11/2011, páginas 134 e 135.

Localizada em Itaiópolis (SC), nas cabeceiras do rio Itajaí. Tem 855,61 hectares (ha) de Mata Atlântica. Quase toda a área é de floresta primária, uma raridade encontrada no meio de tanta devastação.

fonte: http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13










Segue abaixo novos telefones da 6ªCia/BPMA - Policia Ambiental de Canoinhas, da Rede de Governo:

Usuário            Ramal Rede Governo                 Externo            

RECEPÇÃO       02674141                                 47 3627-4141
GUARNIÇÃO    02674148                                 47 3627-4148

Visita a Universidade do Contestado Campus Canoinhas

No dia 07 de maio, o Comando e a equipe técnica da 6ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental estiveram visitando a UNC Campus Canoinhas, onde foram verificados os programas voltados ao meio ambiente. 
Com certeza a parceria será de grande valia para a Corporação e a Comunidade, notadamente para a educação ambiental.
A parceria tem como finalidade a destinação de Conversão de Multas Ambiental em benefício de Programas que melhorem a qualidade do Meio Ambiente.
De outro norte, a instituição também apoiará tecnicamente as ações de polícia ostensiva ambiental conforme as necessidades da PMA de Canoinhas.